Reabertura do comércio, de Foz do Iguaçu é suspensa pela Prefeitura Municipal

Reabertura aconteceria hoje, segunda-feira (13) Entretanto a decisão foi tomada considerando o avanço dos casos de coronavírus, e a confirmação da transmissão comunitária no município.

0
108

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, decidiu suspender a reabertura do comércio na cidade, que estava prevista para esta segunda-feira (13). O decreto foi publicado no Diário Oficial do município, neste domingo (12). Ainda não há uma nova data definida para a normalidade do comércio.

A decisão foi tomada considerando o avanço dos casos de coronavírus e a confirmação da transmissão comunitária no município.

O último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apontou 27 casos confirmados da doença na cidade. Em todo o Paraná são 750 confirmações e 31 mortes.

Conforme a prefeitura, o caso de transmissão comunitária foi confirmado neste sábado (11) e envolve um paciente de 34 anos.

A transmissão sustentada ou transmissão comunitária é quando não se tem a exatidão da origem do contágio. Ou seja, um paciente infectado que não esteve nos países ou cidades com registros da doença e transmite o coronavírus para outra pessoa, que também não viajou, segundo o gerente da Vigilância Epidemiológica Roberto Doldan. A paciente está em isolamento domiciliar e apresenta sintomas leves da doença.

Na decisão, a administração municipal também reforçou a recomendação pelo isolamento social, o uso obrigatório de máscaras e a restrição de idosos e menores de idade em estabelecimentos comerciais.

Continuarão em funcionamento os serviços considerados essenciais e os serviços individualizados, agendados ou por tele entrega. O atendimento nas lojas de tecidos e aviamentos fica limitado a três clientes no interior do estabelecimento.