A prefeitura de Cascavel está fazendo uma transmissão ao vivo para esclarecer dúvidas sobre o novo decreto, que flexibilizou o funcionamento de parte do comércio a partir de amanhã.

Foi autorizado o funcionamento de empresas com até nove funcionários. Hoje será o dia de preparar os espaços e fazer a higienização dos ambientes, mas há muitos questionamentos. As perguntas são respondidas por Rozane Campiol, gerente da vigilância sanitária e pelo procurador jurídico do município, Luciano Braga Côrtes.

Uma das principais dúvidas tem sido com relação ao transporte público. Apesar da liberação do funcionamento do comércio, não houve ampliação da liberação quanto aos ônibus. Cada empresa precisa viabilizar o transporte para os funcionários.

Os ônibus estão com linhas restritas, funcionando apenas em alguns momentos do dia, para servidores da saúde e de serviços essenciais, como supermercados. O novo decreto determina que todos precisam usar máscaras dentro do transporte coletivo, mesmo que máscaras de pano.

Se uma empresa tem mais funcionários não é permitido fazer escalas para que apenas nove funcionários trabalhem. Em empresas com mais de uma filial, só podem abrir aquelas que tenham até nove colaboradores.

A prefeitura também deu dicas sobre a confecção de máscaras caseiras. É possível usar tecidos usados para criar uma barreira para quem precisa sair de casa.