Prefeitura de Cascavel lança aplicativo “vigia”

A ferramenta servirá para monitorar o índice de isolamento social na cidade…

0
126

Prefeitura de Cascavel, lança o aplicativo “vigia”. A ferramenta servirá para monitorar o índice de isolamento social na cidade.

Os detalhes de como funciona o aplicativo foram apresentados por técnicos durante a apresentação da nova ferramenta de enfrentamento à Covid-19. Não teve custo por parte do município, já que foi resultado de um convênio. Cascavel é a primeira cidade do estado a utilizar esse sistema.

O objetivo do aplicativo é verificar o número de pessoas que estão fora de casa, mas de que forma isso vai acontecer? O cálculo é feito a partir da tecnologia remota através do celular da pessoa. Se ela fica, por exemplo, maior parte da noite em um único ponto, isso identifica que ela mora nesse endereço e se na maior parte do dia ela fica em outros pontos, isso demonstra que ela não está em sua moradia.

A ideia é não ferir a privacidade de cada pessoa e sim, o poder executivo ser mais rígido ou mais flexível conforme o avanço da doença.

No aplicativo é possível identificar também o histórico do município quanto ao isolamento social desde o início do enfrentamento ao novo coronavírus. Em um dos dias é possível perceber que quase 230 mil pessoas chegaram a ficar em casa. Nos últimos dias é possível identificar que houve aumento no número de pessoas nas ruas da cidade, principalmente porque houve a retomada do comércio local.

O documento que permite a utilização do aplicativo em Cascavel foi assinado pelo Prefeito Leonaldo Paranhos e pelo secretário de saúde Thiago Stefanello.

O App também será usado pelo IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel) e vai nortear a vigilância sanitária.