Investimentos no campo: Município adquire conjunto de britagem para agilizar trabalhos nas estradas rurais

O conjunto é composto por britador, esteira, gerador e carreta

0
147

O Município de Cascavel adquiriu recentemente uma área de  material pétreo (pedreira/cascalheira) com 1,5 alqueire  na comunidade  de Alto Bom Retiro, distrito de São Salvador. O material retirado do local para beneficiamento será usado em obras de infraestrutura, nos 3,5 mil quilômetros de estradas rurais, pela Secretaria de Agricultura (Seagri).  Aliado a esse investimento foi  adquirido ainda um conjunto de britagem móvel primário, composto por britador, esteira, gerador e carreta com classificação via peneiramento de material, de até cinco tipos de pedras: rachão, brita, pedrisco, granilha e pó de pedra.

 Ao todo, serão investidos R$ 2.478.236,00 sendo R$ 1.550,00 no conjunto de britagem.  “Com o investimento, será possível realizar a manutenção da malha viária com maior eficiência, uma vez que o material a ser utilizado  será de maior qualidade, aumentando a durabilidade da estrada, facilitando atendimentos de urgência, com menor custo de manutenção, garantindo a eficácia do trabalho realizado, proporcionando aos usuários melhores condições de trafegabilidade, e garantindo ao homem do campo, melhores condições de transporte escoamento da produção agropecuária e qualidade de vida”, disse a diretora da Seagri, Leila Viana.

 Com  material produzido na usina de britagem será possível fazer o aproveitamento total da carga de um caminhão caçamba, que tem capacidade de transporte de até 12 metros cúbicos de material e com isso fazer até 30 metros lineares de pavimentação nas estradas rurais, por carga. Antes, apenas 12 metros de obra eram feitos devido à qualidade do produto utilizado. A perda de material chegava a 20% do total da carga do caminhão.   “O material que o Município usava, que era o cascalho, apresentava uma perda grande. Agora com o material britado conseguiremos usar 100% sem desperdício. Além da economia com material, teremos um rendimento maior nos trabalhos que serão executados. Entre todos os investimentos já realizados pela administração do prefeito Paranhos, na área rural, este está sendo um dos maiores, o que proporcionará qualidade de vida e escoamento da produção e todos ganham com isso”,  frisou Leila Viana.