20.6 C
Brasil
domingo, junho 26, 2022

Campanha Dezembro Vermelho leva testes rápidos à população com apoio do Comboio da Saúde

O Município de Cascavel participa da mobilização nacional referente à Campanha Dezembro Vermelho. A iniciativa marca o combate contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção e o tratamento dessas doenças.

Como parte da campanha, a Secretaria de Saúde, por meio do Cedip (Centro Especializado de Doenças Infecto-parasitárias), realiza hoje (08) e amanhã (09), a aplicação de testes rápidos na população de forma gratuita e sem a necessidade de agendamento. O atendimento à livre demanda ocorre das 9h às 12h e das 13h às 16h, em frente à Prefeitura de Cascavel. Para que os trabalhos sejam realizados, a unidade móvel do Comboio da Saúde presta todo apoio aos profissionais em atividade. O objetivo é realizar até 150 exames por dia.

De acordo com a coordenadora do Cedip, Josana Dranka, incidência de casos de Aids no período de 2010 a 2018 em Cascavel sempre esteve acima das médias nacionais e estaduais. Atualmente, são cerca de 2 mil casos ativos na cidade. “Muitas pessoas acham que está muito distante da vida delas, mas vida sexual muitas pessoas têm ou tiveram em algum momento da vida e podem não ter se protegido. Então a testagem do HIV é o primeiro passo para você zerar o seu passado e repensar novas formas de prevenção. Então prevenção: o uso de camisinha e a testagem são ferramentas para você conhecer sua sorologia, e caso você tenha algum resultado positivo já iniciar o tratamento mais precocemente possível para ter qualidade de vida e também evitar de transmitir para outras pessoas”, observa.

No auge de sua experiência, a aposentada Nadia Richard Black, de 58 anos, que fez o teste hoje, compartilha sabedoria. Segundo ela, não há razão para tabu e realizar o exame é necessário. “Fazer o teste é uma obrigação. É uma forma de prevenção. A nossa saúde tem que vir sempre em primeiro lugar”, recomenda.

CEDIP

Você não tem tempo para participar das ações de hoje e amanhã? Não tem problema. Os testes podem ser feitos gratuitamente no Cedip. A unidade fica na Rua Cuiabá, 2340, no bairro Ciro Nardi. Mais informações também podem ser obtidas pela página do Cedip no Facebook: https://pt-br.facebook.com/cedipcascavel

Além da prevenção e do diagnóstico, o Cedip também oferece o tratamento e o acompanhamento para quem já sabe que é portador do HIV. Dentre os serviços ofertados, estão atendimento com médico especialista infectologista e equipe multidisciplinar treinada, além de atendimento psicológico. O medicamento é fornecido pelo Governo Federal.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Related news

%d blogueiros gostam disto: